Desde as 00:00 deste sábado, a ilha de Santiago deixou de estar sobre estado de emergência, mas o Governo anunciou na sexta-feira, 29, um conjunto de restrições que vão estar em vigor durante o estado de calamidade, mas com calendarizações diferentes, sobretudo para a ilha de Santiago.

As medidas de distanciamento social e de higienização pessoal continuam activos, e neste sentido, segundo o sociólogo, o povo deve ter “muita educação para a cidadania”, porque agora depende sobretudo da população.

“O estado de emergência terminou, mas o vírus continua a circular, então nós temos que manter a guarda. Temos que continuar com os cuidados, apesar de agora com alguma liberdade, mas a guarda tem que ser reportada de forma contínua e essas medidas decretadas pelo Governo só serão eficazes com a colaboração de todos”, advogou.

Henrique Varela considerou que a última prorrogação do estado de emergência para a ilha de Santiago foi um momento de aprendizado para o povo, mas agora o momento é de colocar esse aprendizado em prática.

Defendeu ainda que a não disseminação do vírus está nas mãos da população, porque é uma questão de atitude.

“Se todos cumprirem essa responsabilidade individual teremos uma responsabilidade social assumida por todos, mas a grande responsabilidade deverá partir de cada um de nós. Cada cidadão terá que vigiar-se a si próprio e vigiar o outro, fazendo com que esse outro tome consciência da vigilância pessoal que deve fazer para não colocar o outro e a sua vida em risco”, frisou.

Cabo Verde regista 406 casos acumulados de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (347), Boa Vista (56) e São Vicente (03).

Do total, registaram-se quatro óbitos, dois doentes transferidos para os seus países e 155 doentes recuperados. O país tem neste momento 245 casos activos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 362 mil mortos e infectou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.