Segundo a fonte da Presidência, o encontro entre o presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde e Jorge Carlos Fonseca está previsto para segunda-feira,11.

O líder do maior partido bissau-guineense, que chega ao país proveniente de Portugal, tem agendado encontros com personalidades nacionais, militantes e a comunidade guineense residente no arquipélago.

Sobre uma eventual visita de Jorge Carlos Fonseca a Bissau, neste período pré-eleitoral, na qualidade de presidente em exercício da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Inforpress confirmou que ainda nada “está decidido”.

Em recentes declarações à imprensa, o chefe de Estado cabo-verdiano deixou transparecer que uma eventual visita dele à Guiné-Bissau teria como objectivo ajudar no sentido da criação de um “ambiente propício” para que haja “eleições tranquilas e transparentes” naquele país.

Disse, ainda, que a sua deslocação a Bissau só teria sentido se não houvesse “objecções por parte dos principais protagonistas políticos e eleitorais” desse país.

Recentemente esteve também em Cabo Verde o secretário-geral (SG) do Partido de Renovação Social, Florentino Mendes Pereira, que se encontrou com entidades oficiais cabo-verdianas, nomeadamente o Presidente da República.

O SG da segunda maior força política da Guiné Bissau contactou também com a comunidade do seu país radicada em Cabo Verde, no quadro das eleições legislativas previstas para 10 de Março naquele país da África Ocidental.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.