Estes financiamentos, de acordo com um comunicado do Governo, acontecem no âmbito do incentivo ao Carnaval para o ano de 2020 e tem como propósito estimular e incentivar os desfiles em comemoração à festa do “Rei Momo”, aprazado para o dia 25.

Para este ano, segundo a nota, candidataram-se ao incentivo ao Carnaval nove municípios a nível nacional, sendo três da ilha de Santiago, dois do Fogo, dois de Santo Antão, uma da Boa Vista e um da Ilha Brava, e sete grupos de Carnaval da cidade da Praia.

Os sete grupos da Praia vão receber um valor de 200 contos cada.

Já para o projecto Carnaval Factory 2020, a mesma fonte avançou que vão disponibilizar um montante de 7.400.000 escudos aos grupos de carnaval de São Vicente e São Nicolau, devido ao papel “relevante” deste na dinamização cultural, social e económica das duas ilhas e, também, no sector turístico em Cabo Verde.

Para a ilha de São Vicente, através da Liga Independente dos Grupos Oficiais de Carnaval (LiGOC-SV), o ministério vai atribuir um montante de 5.000.000 de escudos, posteriormente repartido aos grupos pertencentes à liga.

Para a ilha de São Nicolau, os grupos Copa Cabana, Estrela Azul e Brilho de Zona vão receber 800.000 escudos individual, correspondendo à soma total de 2.400.000 de escudos cabo-verdianos.

“O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, assume como crucial a consolidação deste incentivo, visando a distribuição de renda aos grupos e classes sociais envolvidos, o que, consequentemente, contribuirá para a transformação da cultura em fonte de rendimento e factor de afirmação de Cabo Verde no mundo”, lê-se no comunicado.

De realçar que o Governo disponibilizou ao longo desses quatros anos (2017, 2018, 2019, 2020) aos municípios e aos grupos da Praia um valor de 12.000.000 de escudos para a festa do rei Momo.

Já para o Carnaval Factory, que é uma estratégia desenvolvida pelo MCIC nas ilhas de São Vicente e São Nicolau, o Governo investiu nesses últimos quatro anos 28.200.000 de escudos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.