Este compromisso foi assumido durante a entrega de Cartas Credenciais ao Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, que aconteceu na Cidade da Praia, pela nova embaixadora da Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset.

O Chefe de Estado, durante o seu discurso, disse que Cabo Verde e Espanha são dois países com ligações sólidas de cooperação e amizade”, que se vêm construindo anos após ano, uma relação, também, baseada no respeito, “confiança mútua” e na defesa de valores que são comuns.

“Os acordos assinados entre os dois países comprovam o bom nível do nosso relacionamento. Cabo Verde partilha com Espanha os princípios de democracia constitucional, da resolução pacífica de diferendos entre povos e nações e os princípios da segurança internacional”, afiançou.

Jorge Carlos Fonseca realçou ainda, “com enorme satisfação”, o apoio que a Espanha consentiu a Cabo Verde, aquando do processo negocial para o estabelecimento da parceria especial com a União Europeia e ao seu “fortalecimento a outros pilares”.

A nova embaixadora de Espanha em Cabo Verde disse que os dois países “partilham os mesmos interesses e objectivos comuns” e as boas relações respondem, sobretudo, a “enorme proximidade com as ilhas Canárias”.

Sublinhou, também, que fará todos os esforços para “continuar a fortalecer” excelentes relações bilaterais, pois, ambos “partilham a mesma maneira de entender a vida”.

“Espanha tem plena consciência do papel estratégico de Cabo Verde em relação à estabilidade africana e continuaremos colaborando em matéria de paz, segurança e defesa”, sustentou.

Por outro lado, Maria Dolores Rios Peset referiu que no âmbito económico e comercial irão continuar a trabalhar, pois existem sectores onde Espanha pode dar “contributo maior” em relação ao conhecimento de Ciência e tecnologia e mais concretamente as energia renováveis, a pesca e ao turismo.