O diplomata, que apresentou esta manhã as cartas credenciais ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, avançou que o essencial da conversa com o chefe de Estado foi no sentido de manter uma boa cooperação entre os dois países.

“Temos muita boa perspectiva de cooperação. Penso que os nossos presidentes estão engajados em promover uma cooperação muito dinâmica entre os dois países”, reiterou Jacob Ouedraogo.

O embaixador anunciou igualmente a visita a Cabo Verde, já no próximo ano, do Presidente e do ministro dos Negócios Estanheiros do Burkina Faso tendo como pano de fundo a cooperação bilateral.

Referindo-se sobre a integração dos dois países na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Ouedraogo garantiu que é um objectivo comum tendo em conta que as suas populações precisam viver num espaço económico e social livre.

Ainda esta manhã, o Presidente da República recebeu as cartas credenciais do embaixador do Reino da Noruega, Anders Erdal, que manifestou a vontade do seu país em trabalhar com Cabo Verde nos domínios da Economia Azul e da protecção ambiental.

Jorge Carlos Fonseca recebeu também as cartas credenciais do embaixador da Turquia, Nihat Civaner, que informou que o seu país pretende trabalhar com Cabo Verde nas áreas do turismo, cultura, transportes, segurança, defesa e formação de quadros.

Esta tarde a embaixadora do Mali, Binta Kane Cissé, e o embaixador da Tailândia, Aroon Jivasakapimas, vão também apresentar as suas cartas credenciais ao Presidente da República.