O Banco de Cabo Verde (BCV) procede hoje, na Cidade da Praia, ao lançamento de novas notas de 1000 e 200 escudos em homenagem ao músico Gregório Vaz “Codê di Dona” e ao escritor, Henrique Teixeira de Sousa.

Em declarações à Inforpress, directora do Departamento de Emissão, Tesouraria e Sistema de Pagamentos do BCV, Antónia Lopes, disse que a nota de 1000$00, consagrará o compositor e músico cabo-verdiano, Gregório Vaz “Codê di Dona” e também enaltecerá o género musical funaná.

A nota de 200$00 de plástico é uma homenagem ao médico e escritor cabo-verdiano Henrique Teixeira de Sousa, bem como à sua ilha natal, Fogo.

As notas de 1000 e 200 escudos vão entrar em circulação a partir desta terça-feira, dia em que o BCV vai também proceder, em São Vicente, ao lançamento da nota de 2000$00 em homenagem à cantora Cesária Évora e ao género musical morna.

A nota de 2000$00 vai entrar em circulação a partir de quarta-feira, informou a directora do Departamento de Emissão, Tesouraria e Sistema de Pagamentos do BCV.

Em Janeiro de 2015, um dos fundadores do movimento literário “Claridade”, Jorge Barbosa e a sua ilha, Santiago vão ser homenageados com a nota de 500 escudos e o primeiro presidente da República de Cabo Verde, Aristides Maria Pereira, bem como a sua ilha natal, Boa Vista, serão venerados com a nota de 5000 escudos.

As novas notas, que serão disponibilizadas aos cidadãos por via dos bancos comerciais, referiu Antónia Lopes, vão dignificar as figuras cabo-verdianas da música, da literatura e da política das várias ilhas do país.

A última emissão das notas foi há 15 anos, recordou o ministro Denis Lobo.

A 30 de Outubro último, o Conselho de Ministros autorizou o Banco de Cabo Verde (BCV) a emitir e pôr em circulação novas notas de 200, 500, 1000, 2000 e 5000 escudos.

Na ocasião, o porta-voz do Conselho de Ministros, Demis Lobo, disse que esta iniciativa legislativa visa igualmente “actualizar e repor o stock destas notas existentes, cujo volume se situa a um nível considerado baixo” neste momento.

Inforpress