Segundo uma nota de imprensa, enviada à Inforpress, para além do “Papel dos media em democracia”, a conferencia debruçará sobre “Direitos de autor de conteúdos dos média” e “A sustentabilidade dos medias privados”.

A conferência deverá ser presidia pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca e pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

Contará ainda com a presença de representantes dos órgãos de soberania, partidos políticos, de organizamos e instituições internacionais, representantes de sindicatos dos trabalhadores e de entidades patronais, da Administração Pública, de empresas privados, de confissões religiosas, universidades, organizações não governamentais, juristas, sociedade civil, entre outros.

A Associação dos Media Privados de Cabo Verde foi criada a 25 de Janeiro deste ano, na Cidade da Praia, cujo director-geral da Sociedade A Nação Cabo Verde, Fernando Ortet, foi eleito para presidir ao Conselho de Direcção.

A AMPCV surgiu na sequência de uma decisão dos representantes dos órgãos de comunicação social privados aquando da realização do fórum sobre a “sustentabilidade do sector privado da comunicação social”, promovido, em Dezembro de 2018, pela Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC).

Integra 15 órgãos de comunicação social privados que actuam nas áreas de televisão, rádio, imprensa escrita e online.

A Associação, de acordo com uma nota assinada por Fernando Ortet, propugna contribuir para uma imprensa livre, plural e independente e se posiciona como um “factor chave” do processo de preservação da liberdade de expressão, do acesso à informação de qualidade e do desenvolvimento da democracia cabo-verdiana.

Assim, a par de defender o reconhecimento do serviço público prestado pelos órgãos de comunicação social privados, a Associação, prosseguiu, vai estar “fortemente empenhada”, tanto no combate à penúria de meios e à situação de precariedade em que laboram, como na promoção de acções que visam a sustentabilidade das respectivas empresas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.