A criação de uma rede de parceiros na diáspora com o objectivo de assegurar melhor atendimento aos empreendedores está entre as apostas da Agência de Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI) para 2015.

Em declarações à Inforpress, o presidente da ADEI, Frantz Tavares, explicou que a Agência e o Ministério das Comunidades, no quadro de uma abordagem de parceria, sentiram-se a necessidade de criação desta rede que “assume o interesse em facilitar o acesso à informação relevante e aos mecanismos de apoio e incentivo ao investimento e transferência de conhecimentos”.

O presidente da ADEI disse que a rede de parceiros na diáspora tem como objectivo,  igualmente, de  promover  no  seio  das  comunidades  as  oportunidades  de  investimento existentes em Cabo Verde e  facilitar a parceria entre as empresas nacionais e as na diáspora.

A rede visa, também,  facilitar o acesso das empresas nacionais a profissionais na diáspora, identificar e promover as oportunidades de negócio em Cabo Verde no seio da comunidade nos países de acolhimento, promover  e  organizar  acções  de  capacitação  do  emigrante  empreendedor  no país de acolhimento.

A assistência e  orientação do  emigrante  no  processo  decisório  de  investimento,  bem como na  implementação do projecto,  tanto no país de  acolhimento  como no retorno a Cabo Verde, são outros propósitos da rede de parceiros na diáspora.

“Com esta rede de parcerias de instituições nacionais, com os consulados e embaixadas,  poder-se-ia proporcionar também um acesso facilitado e rápido aos mecanismos de apoio para as pequenas e médias empresas e às instituições quando vêm ao país e querem desenvolver a sua ideia de negócios”, salientou.

Lembrou que em 2014,  no encontro dos chefes de missão e postos consulares, dirigentes e quadros do Ministério das Relações Exteriores, na Cidade da Praia, haviam sugerido aos presentes a criação,  nas estruturas diplomáticas, de serviços de apoio às empresas e câmaras de comércio,  quando se deslocam aos diversos países,  para contactos exploratórios ou desenvolver parcerias com empresas nacionais.

Inforpress

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.