Página gerada às 17:03h, quinta-feira 19 de Outubro

'Eden', ou o segredo de uma glória perdida: Filme sobre o cinema em Mindelo premiado em Lisboa

19 de Maio de 2011, 15:42

O documentário 'Eden' do fotógrafo e cineasta português Daniel Blaufuks, e produzido pela David & Golias, recebeu, no passado fim-de-semana, o prémio do Júri TAP para melhor documentário de longa metragem português, na 9ª edição do Festival  de Cinema Independente - Indie Lisboa 2011. A estreia aconteceu no passado domingo, dia 15, no Grande Auditório da Culturgest.

'Eden' começa com uma viagem pelos tempos áureos da sétima arte, em Mindelo, pela voz de testemunhos de vários cinéfilos ligados à história dos cinemas Eden-Park e Park Miramar, para ancorar nas primeiras aventuras cinematográficas levadas a cabo na ilha, no final dos anos 40, inícios de 50, por um grupo de actores amadores - o Cineclube de Amadores.

Dos quatro filmes realizados na época, em Mindelo - "A Força da Cobiça", "O Guarda Vingador", "Tchang, o Terror de Mindelo" e "O Segredo de Um Coração Culpado", apenas o primeiro sobreviveu às vicissitudes do tempo. E é a relação entre este filme-mistério, as suas personagens e o histórico (hoje saudoso) cinema Eden-Park que serve de base ao documentário.


Em declarações ao portal SAPO CV, o realizador Daniel Blaufuks não escondeu essa relação intrínseca: "Sim, as duas coisas são, a meu ver, indissociáveis. O que o filme trata é da procura de imagens, as dos outros e as próprias. É o cinema projectado que leva à vontade de fazer cinema."

A ideia de um documentário sobre o cinema em Mindelo deriva de outros projectos levados a cabo nesta mesma cidade. O português Fernando Vendrell, produtor de Eden, filmou aqui Fintar o Destino, no final dos anos 90. E numas dessas viagens a São Vicente, conta: "Estava no aeroporto por causa da lista de espera e conheci uma pessoa que me perguntou o que eu ia fazer a Cabo Verde, filmar, respondi, então disse-me que adorava cinema e que o seu filme preferido era "O Segredo Dum Coração Culpado", de que eu nunca tinha ouvido falar, ainda por cima produzido e realizado em São Vicente, nos anos 50."

O companheiro de viagem não era outro senão 'Tuim', o antigo funcionário da bilheteira do cinema Eden-Park e um dos maiores cinéfilos da cidade. A ideia de um documentário começou a tomar forma, tendo como realizador Daniel Blaufuks, que havia trabalhado no filme "Fintar o Destino", de Vendrell.

Em sete semanas, a equipa entrevistou, no terreno, cinéfilos da época (Francisco Spencer, Lena Melo, Manuel Figueira, Zinha  Da Mata, entre outros) e os protagonistas possíveis dos filmes realizados, como o 'galã' António Silva (Antone Puntchinha, entretanto falecido) de "O Segredo de Um Coração Culpado" - estreado a 4 de Dezembro de 1955 - que recordaram o Eden-Prk dos anos cinquenta e sessenta.

"Eu penso que todos eles perceberam, à partida, de que se tratava do registo de uma memória em vias de desaparecimento", diz Daniel Blaufuks, a propósito. "A relação dos mais novos com o cinema como sala ou com as histórias dos filmes que foram feitos na ilha, é já uma relação muito mais distante..."

Veja aqui o Trailer do filme

Continua - Leia aqui a 2ª Parte


Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais