Página gerada às 10:00h, quarta-feira 18 de Outubro

Uber prepara lançamento de um novo site para demonstrar maior “transparência”

11 de Janeiro de 2017, 11:42:00

Mesmo alegando que mostrar os percursos feitos pelos seus carros pode colocar em xeque a privacidade dos passageiros, o serviço digital de transportes quer mostrar ao mundo que está disposto a colaborar com as autoridades locais e a aceder aos seus pedido de informação.

A Uber vai lançar um novo site chamado Movement, cujo objetivo diz ser fornecer um melhor entendimento acerca dos fluxos rodoviários nos centros urbanos, ajudando os responsáveis pela gestão das cidades a tomarem decisões com base num mais amplo leque de informações.

Em comunicado, o serviço digital de transportes explica que os dados que serão agregados neste portal não permitem a identificação nem dos passageiros nem dos motoristas. De acordo com a BBC News, a Uber, no passado, recusava-se a fornecer informações detalhadas acerca dos percursos realizados pelos seus carros alegando que isso poria em causa a privacidade dos seus utilizadores.

Acrescenta o jornal britânico que já várias autoridades locais pediram à Uber para divulgar dados relativos às suas viagens nas mais de 450 cidades em que os seus veículos circulam.

Numa primeira fase, o acesso ao Movement poderá apenas ser feito por agências de planeamento urbano e investigadores que se dediquem a esta área.

No entanto, avança a Uber, o site será aberto ao público “em breve”, embora não seja adiantada nenhuma data específica para quando isso acontecerá.

O lançamento deste portal e a assunção de um compromisso para ajudar as cidades a serem mais eficientes e disponibilizar uma nova fonte de informações aos seus respetivos gestores pode ser visto como uma forma de a Uber cair nas boas graças das autoridades locais e apaziguar os clamores que se têm feito ouvir nos últimos tempos contra o serviço, nomeadamente por parte do setor dos táxis.

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais