Página gerada às 02:18h, quarta-feira 20 de Setembro

A mulher astronauta de todos os recordes

06 de Abril de 2017, 10:15:00

Aos 57 anos é a mulher mais velha a sair da atmosfera terrestre e a que soma o maior número de passeios espaciais do mundo. Agora está prestes a roubar o primeiro lugar do pódio como astronauta dos EUA com mais dias acumulados além Terra.

Quando dia 30 de março pôs os pés fora da Estação Espacial Internacional, Peggy Whitson bateu o recorde de “passeios” feitos por uma mulher no Espaço: oito, superando o recorde anterior de sete, que pertencia à também americana Sunita Williams.

O número total não irá ficar por aqui, já que a astronauta ainda tem, pelo menos, mais duas “saídas provisórias” marcadas. Mas até pode vir a ter mais. É que Peggy Whitson viu prolongada a sua missão a bordo da EEI por mais três meses.

Desta forma, em vez de regressar a Terra com os seus companheiros da Expedição 51, Oleg Novitsky da Roscosmos e Thomas Pesquet da ESA, em junho, como planeado inicialmente, a astronauta americana só voltará a casa com Jack Fischer da NASA e Fyodor Yurchikhin da Roscosmos, em setembro.

É assim que vai arrecadar mais um recorde. Esta é a terceira visita de longa duração de Whitson à estação espacial, depois dos seis meses de 2002 e da estadia de 2008. A 17 de novembro último somava 377 dias acumulados no espaço e a 24 de abril quebrará o recorde de Jeff Williams, como o astronauta norte-americano com mais tempo passado fora da atmosfera terrestre, com 534 dias.

Além destes, Peggy Whitson tem ainda um outro recorde: em 2008 tornou-se na primeira mulher a comandar a EEI, e a 9 de abril próximo irá tornar-se na primeira mulher a comandar a estação espacial pela segunda vez.

Como astronauta dos tempos modernos que se preze, também costuma partilhar os seus momentos espaciais. Fique com algumas das imagens publicadas através da conta @AstroPeggy no Twitter.

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais