Página gerada às 06:43h, domingo 20 de Agosto

Novo vídeo da NASA mostra primeiro mergulho da Cassini nos anéis de Saturno

04 de Maio de 2017, 09:08:38

Já sabemos que a sonda espacial começou a série de “voos” em direção ao gigante gasoso, que marcam o seu final. O primeiro mergulho deste conjunto teve direito a “filme”.

E depois das fotos e do som, a NASA disponibiliza agora uma sequência de imagens que mostram o mergulho dada pela Cassini a 26 de abril último.

O filme carregado pela agência espacial reúne uma hora de observações enquanto a sonda se movia para sul sobre Saturno. Começa com a vista sobre o vórtice no polo norte do planeta, passando em seguida para o limite externo do redemoinho em forma de hexágono.

Enquanto as frames eram registadas, a altitude da Cassini acima das nuvens caiu de 45 mil milhas para as 4.200, ou seja, de 72.400 quilómetros para os 6.700, refere a NASA.

A investida de 26 de abril último marcou a primeira vez que um objeto construído na Terra conseguiu tal feito. Nunca antes, um dispositivo espacial tinha passado pelos anéis de Saturno, mas agora há mais duas dezenas de “mergulhos” do género para dar antes do final anunciado da Cassini.

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais