Página gerada às 15:21h, quarta-feira 22 de Novembro

Montra TeK : As actioncams 4K mais avançadas do momento

12 de Agosto de 2017, 13:45:13

Quatro vezes a área da resolução Full HD e "velocidades" de captação que podem ir acima das 30 fps… É este nível de gravação de imagem que as melhores actioncams de hoje apresentam, numa altura em que são cada vez mais compactas e leves.

O objetivo é registar diversão sempre de câmara em punho, sendo que as características e funcionalidades destas câmaras de ação vão bem mais longe.

Estamos a falar de sistemas de estabilização de imagem, captação de imagens em timelapse, disparo contínuo, lentes tão variadas que podem ir do formato “olho de peixe” à grande-angular.  E ainda as “eternas” slots para cartões de memória microSD, além de ligação para microfone e Wi-Fi, a pensar numa transferência de ficheiros automática e sem fios, facilitando o processo.

Mas há também alguns modelos que vão um pouco mais longe no que diz respeito a funcionalidades originais e prontas para os desportos e aventuras mais atribulados e radicais. A TomTom Bandit é uma delas, mas pode ficar a conhecer todas as outras sugestões na galeria abaixo.

Acessórios para todos


Por outro lado, as actioncams chegam-nos hoje sob a forma de verdadeiros packs completos, com praticamente todos os acessórios necessários para a prática dos desportos mais variados.

Exemplos? Os suportes quase sempre incluídos para fixar a câmara no guiador da bicicleta ou da moto, no capacete ou na consola do automóvel. Um bom conjunto de adesivos e fitas de fixação ajudam depois a compor o pack.

Uma rápida pesquisa na Web mostrar-lhe-á ainda todo um outro lote de acessórios complementares, desde os coletes tipo “avental” para fixar a câmara no peito ou os punhos tipo monopé que flutuam e permitem manter a actioncam à tona de água quando a mesma cai à água.

Mas há um acessório que começa já a ser dispensa assídua nos modelos mais bem equipados: a caixa estanque. Isto porque existem actioncams que podem ser submersas sem recurso a este acessório, da mesma forma que a respetiva construção permite resistir a quedas e a temperaturas extremas.

Qual a câmara certa para si?


Esta é sempre a pergunta que se impõe colocar, dada a quantidade e qualidade actioncams à venda de momento. E o mais importante é, tal como acontece no caso da maioria dos equipamentos tecnológicos, parar para pensar e analisar quais os nossos objetivos no manuseamento e uso de uma câmara do género. Até porque este tipo de utilização pode requerer um ou outro formato físico de câmara, aliás.

Partindo da ideia de que a captação em 4K é um requisito obrigatório, analise com atenção as restantes linhas das listas de especificações. Muitas vezes, os modelos mais leves e compactos nem são os mais bem dotados ao nível de funcionalidades extra.

Verifique ainda qual o modelo cujo pack inclui os acessórios mais indicados e úteis à prática das suas modalidades e atividades radicais preferidas. No nosso caso, por exemplo, por sermos praticantes de mergulho, a escolha de uma actioncam disponível em laranja fluorescente foi fundamental.

Mas chega de “conversa”. Existem muitas marcas e muitos modelos de actioncams que de momento garantem um desempenho 4K à altura das suas aventuras “filmáveis”. Na galeria nestas páginas pode descobrir as sete que mais nos despertaram a atenção.

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais