Página gerada às 20:12h, sexta-feira 17 de Novembro

Ministério da Saúde vai divulgar 10 mandamentos da cibersegurança junto de médicos e enfermeiros

14 de Novembro de 2017, 10:00:37

As regras da cibersegurança vão ser distribuídas em formato de folheto ou autocolante e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde vão imprimir 10 mil cópias, que serão distribuídas por médicos e enfermeiros, mas também por outros profissionais da saúde, e que podem ser colados ao ecrã do computador para serem sempre visíveis.

A informação é hoje avançada pela TSF mas o projeto vai ser anunciado durante uma um congresso europeu sobre a segurança dos dados da saúde que decorre em Lisboa.

"Não introduzirás pens alheias no PC de trabalho", ou "Não deixarás desbloqueado mesmo entre amigos ou colegas" são alguns dos "mandamentos" inscritos no documento.

O presidente dos SPMS, que gere a informática do Serviço Nacional de Saúde, diz à TSF que é necessário investir mais na formação de quem utiliza os computadores para aumentar a segurança de todo o sistema.

Henrique Martins defende que quem trabalha na saúde não é propriamente menos cuidadoso que noutras áreas, mas o problema é que há cada vez mais dados sobre a saúde dos portugueses estão guardados nos computadores.

Além da privacidade dos dados dos portugueses, qualquer falha de segurança nos dados informáticos da saúde pode por mesmo em causa os cuidados, e Henrique Martins recorda mesmo o recente caso do WannaCry que afetou gravemente o sistema de saúde inglês e que impediu os hospitais de funcionarem normalmente.

A SPMS tem várias iniciativas destinadas ao reforço da cibersegurança e muita informação no seu site, nomeadamente com alertas e explicação sobre as principais ameaças. Estes folhetos dos 10 mandamentos são mais uma das iniciativas que pretende aumentar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre as melhores práticas.

Veja a lista dos dez mandamentos da cibersegurança que vai ser divulgada:
- Não introduzirás pens alheias no PC de trabalho.
- Não deixarás o teu PC desbloqueado mesmo entre amigos ou colegas.
- Não esquecerás os backups e apostarás na redundância.
- Não esquecerás o antivírus.
- Não cobiçarás o phishing alheio.
- Assumirás o papel de melhor linha de defesa contra os ciberataques.
- Não desejarás trabalhar fora e ambientes e redes seguras.
- Não partilharás passwords e códigos de acesso.
- Amarás as medidas segurança sobre todas as coisas.
- Não procrastinarás as atualizações, mesmo aos domingos e feriados.

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais