Página gerada às 14:08h, sexta-feira 22 de Setembro

Mais segurança a pedalar com a Hexagon, a câmara inteligente para bicicletas

13 de Setembro de 2017, 07:36:08

Pelo menos é o que promete a Hexagon, uma câmara que os respetivos criadores apelidam de inteligente e que tem como missão reforçar a segurança do ciclista. Veja como.

Uma empresa de Los Angeles, nos Estados Unidos, teve a ideia de criar uma câmara Full HD que fosse ao mesmo tempo uma das luzes sinalizadoras mais eficazes alguma vez concebidas para uso numa bicicleta. Ou será que se trata de uma luz que também é câmara?

Seja como for, o equipamento promete ser um bom reforço à segurança de quem pedala de dia ou de noite. A Hexagon integra uma câmara virada para trás que consegue fazer streaming em tempo real para um app móvel instalada no smartphone, smartphone este que viaja nesse momento instalado no guiador.

Como se fosse um espelho retrovisor, também é capaz de gravar o que “vê” pelo caminho num cartão micro SD instalado, ou na memória do terminal móvel. Melhor: esse suporte para instalação no guiador é também um powerbank de 6.000 mAh com ligação micro USB.

Além de captar imagem e servir de luz de presença à retaguarda, a Hexagon mostra uma luz vermelha em caso de travagem/paragem (os vulgos stops!) e permite fazer “pisca” para a esquerda ou direita, sinalizando a manobra.

Tudo porque também instalado no guiador está um comando à distância sem fios com todos os controlos necessários integrados e ao alcance do polegar do ciclista. Os sensores de movimento integrados fazem com que a luz pisque quando é detetado que a bicicleta está em movimento.

A app móvel para iOS e Android, adicionalmente, assume as funções de dispositivo que monitoriza a sua atividade física e permite efetuar contactos de emergência – em caso de queda, é enviada uma SMS para os contactos de emergência predefinidos a app. Se o acidente não for grave, pode cancelar o envio da respetiva mensagem atempadamente.

E estão até presentes controlos parentais. Imagine que é o seu filho que está a utilizar a bicicleta: pode configurar a app para acompanhar a localização em tempo real, bem com a velocidade a que se desloca.

Ou seja, olhando para o smartphone que está a carregar no suporte para guiador, o ciclista pode ver em tempo real tudo o que se passa atrás de si e da sua bicicleta. E a câmara até ajusta o brilho da imagem automaticamente em função da luz ambiente.

A entrega das primeiras Hexagon encomendadas via campanha no Indiegogo estão previstas para este mês, mas ainda há packs disponíveis. Até abril foram recolhidos mais de 85 mil dólares, cerca de 200% do que foi pedido inicialmente, com cada uma das 100 unidades a custar 99 dólares apenas, devido ao desconto de 50%.

O conjunto composto pela câmara com luz traseira apenas também esgotou as 50 unidades inicialmente disponíveis, com preço promocional (50%) de 75 dólares.

Mas, como referimos, ainda há packs de duas unidades disponíveis, pelo menos 11 no momento em que redigimos este artigo! Os custos de envio para fora do continente norte-americano são à parte, atenção.

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais