Página gerada às 12:36h, quarta-feira 26 de Abril

Acha que tem boa pontaria? Então ponha-a à prova nestes jogos para smartphone ou tablet

17 de Fevereiro de 2017, 13:43:00

Experimente os jogos para dispositivos Android, iOS e Windows Mobile que lhe sugerimos esta semana e mostre que consegue acertar nos alvos utilizando os mais variados utensílios. Fisgas, arcos, armas e até mesmo catapultas estão à disposição dos jogadores.

Esta semana escolhemos cinco jogos onde terá que mostrar que tem boa pontaria. Utilizando as mais variadas armas, terá que disparar com grande precisão de forma a conseguir alcançar os objetivos propostos. Mas será sempre preciso ter em conta diversos fatores "naturais", como o vento ou a capacidade e características das balas utilizadas, o que tornará tudo ainda mais divertido e desafiante.

A lista inclui a sequela de um dos mais bem sucedidos jogos de sempre para smartphones. Em Angry Birds 2 o jogador terá que ajudar os pássaros a recuperarem os ovos que foram roubados pelos malvados porcos. O jogo inclui algumas novidades em relação ao título original que torna toda a experiência ainda mais divertida e desafiante.

O tiro com arco está em destaque em Archery King, onde pode participar em torneios contra outros jogadores onde é essencial dominar o vento e a distância dos alvos de forma a conseguir acertar e conseguir obter a melhor pontuação.

Conte ainda com o uso de pistolas e outras armas mais modernas em Hitman Sniper  e com os Space Invaders, recuperando aqui toda a mecânica e ambiente do título original das arcadas para destruir o maior número de naves alienígenas e obter a maior pontuações possível.

Siga pelas próximas páginas e escolha a arma e a história que melhor se adapta às suas competências. 

 

Angry Birds 2

O regresso da titânica luta entre pássaros e porcos

Angry Birds é claramente um dos mais importantes títulos da recente história dos jogos para smartphones, o primeiro grande impulsionador dos jogos móveis e a primeira grande "loucura" que prendeu miúdos e graúdos aos telemóveis. Após o lançamento de diversos jogos da franquia, a Rovio acabaria por disponibilizar a verdadeira sequela do título original que, mantendo toda a mecânica do jogo inicial, introduz uma série de novidades que tornam toda a experiência ainda mais divertida.

O objetivo do jogo continua o mesmo: destruir todas as construções e porcos utilizando o mínimo possível dos pássaros disponíveis de forma a se conseguir o maior número de estrelas. Um das novidades, e a qual introduz um pouco de estratégia a todo o desafio, é a possibilidade do jogador escolher a ordem pela qual quer utilizar os pássaros. Como se sabe, existem diversos tipos de pássaros, cada qual com habilidades diferentes e que são mais propícios utilizar em diferentes situações, como contra barreiras de gelo ou de madeira, por exemplo. Desta forma, o jogador poderá escolher o que pretende fazer primeiro e optar utilizar o pássaro que quiser e achar melhor para a situação.

Outras das novidades é que cada nível é composto por várias fases, sendo apenas possível visualizar uma de cada vez. Os pássaros a utilizar nas várias fases são os indicados aquando do inicio do nível, por isso, e não se sabendo que desafios vêm a seguir, é ainda mais necessário ter uma boa pontaria e conseguir realizar o maior estrago possível de forma a poupar "armas"para as fases seguintes.

O jogador pode ganhar pássaros adicionais para utilizar no nível em que se encontra nas situações em que causar grande destruição nas estruturas dos porcos. É ainda possível ganhar power-ups que serão arrasadores e permitirão passar um nível sem grande esforço.

É de referir que nenhuma destas funcionalidade extra está disponível nos níveis em que se tenha de defrontar um dos chefes dos porcos, tornando, como seria de esperar, esses confrontos mais difíceis de ultrapassar. Caso não se consiga passar o nível perde-se uma vida, existindo cinco no total. Quando o jogador fica sem vidas ele poderá comprar mais com dinheiro real ou esperar algum tempo até que as mesmas sejam restituídas.

O jogo contem um modo multijogador, denominado de Arena, que permite defrontar outros jogadores em torneios diários que, como prémio a quem conseguir alcançar a maior pontuação, permitem ganhar plumas que podem ser utilizadas em alguns pássaros e que lhes aumentarão o seu poder e habilidade. Existem ainda desafios infinitos que apenas terminam quando o jogador ficar sem pássaros disponíveis.

Angry Birds 2 mantém toda a diversão do original, introduzindo novas funcionalidades que o tornam ainda mais desafiante e viciante. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Link Android | iOS 

Siga para a próxima página para mais um desafio

Archery King

Mostre que tem pontaria em desafios de tiro com arco

Archery King leva o jogador a uma realidade onde pode competir em torneios de tiro com arco contra outros jogadores reais ou contra a IA. São sempre desafios um-contra-um onde, após disparar algumas flechas, se verá quem consegue a melhor pontuação para seguir em frente.


Disparar as flechas é simples, basta pressionar o dedo na parte inferior do ecrã e movê-lo de forma a direcionar o disparo, sempre com o objetivo de tentar acertar no centro do alvo para obter a melhor pontuação. Como seria de esperar, existem fatores que é preciso ter em conta antes de efectuar o disparo. Um deles é o vento, sendo necessário ver qual a sua direção e velocidade. A outra é a distância a que está o alvo, que vai aumentando ligeiramente após cada disparo tornando tudo um pouco mais difícil.

Para além do modo principal o jogo inclui ainda outros como o Rush onde os alvos estão em movimento obrigando a redefinir o disparo frequentemente, sendo necessário ser rápido pois o adversário joga ao mesmo tempo, tornando toda a experiência ainda mais desafiante. O jogo também inclui um modo individual mas que apenas será desbloqueado quando se atingir um determinado nível do modo principal. Existem ainda outros para treinar a pontaria, tentando acertar em garrafas, por exemplo. São todos diferentes desafios que tornam tudo mais divertido. É pena, no entanto, que não estejam disponíveis logo de início.


Como em alguns outros jogos, Archery King tem um sistema de energia que quando acaba obriga o jogador a pagar para continuar ou então a ter que aguardar algum tempo até que a mesma seja restituída. Com a constante participação em torneiros, o arco vai ficando danificado com o uso, sendo necessário comprar um novo, existindo diversos à escolha. Para o efeito é preciso utilizar dinheiro real ou então o virtual obtido no jogo, algo que, no entanto, irá demorar algum tempo a se conseguir. Existem muitos outros itens que se pode comprar, como flechas especiais, por exemplo.

É um jogo divertido, mas que pode tornar-se algo monótono para alguns pois a introdução de novos elementos na jogabilidade é feita de forma muito lenta. O download é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Link Android | iOS

 

 

Siga para a próxima página para mais um desafio

Hitman Sniper

Defina a melhor estratégia para eliminar o alvo

Hitman Sniper coloca o jogador no papel do Agente 47 em mais de 150 diferentes desafios, todos com a missão de eliminar um determinado alvo podendo utilizar para o efeito 17 armas distintas.

Cada missão tem um alvo primário e um conjunto de desafios secundários, como obter uma determinada pontuação ou eliminar guardas utilizando elementos do cenário. Matar o alvo principal ditará o fim da missão, mas, no entanto, não se deve ser demasiado ansioso pois, caso ainda não se tenham realizado as tarefas secundárias significa que falhou na missão. Após eliminar o alvo principal e a missão terminar, existe um momento denominado de "extraction" onde o jogador pode continuar a eliminar os inimigos e assim conseguir obter alguns pontos extra antes que o ecrã fique totalmente preto.


Pontos significam prémios e o dinheiro que se acumula pode ser gasto na atualização da arma em características como o poder de disparo, a estabilidade, o tamanho do clipe e o alcance máximo do zoom. É ainda possível desbloquear novas armas, sendo preciso comprar os seus diversos pedaços e ir montando até ficar completa. Como em qualquer arma, as munições são limitadas sendo necessário recarregá-la de vez em quando. Para isso tem de cumprir alguns mini-jogos que se resumem a deslizar o dedo no ecrã numa determinada direção rapidamente. Da mesma forma que nos jogos da série, o Agente 47 tem a ajuda de Diana através do seu auricular. Ela irá fornecer-lhe importantes informações sobre o alvo e o meio envolvente, avisando-o para o risco de fazer disparar um alarme ou assustar um civil que irá chamar por socorro quando avistar um cadáver ou quando ouvir balas a zumbir perto da sua cabeça.


O jogo funciona num sistema de pontos, recompensando não apenas pela precisão na pontaria (os headshots dão naturalmente mais pontos), mas também pela criatividade utilizada para eliminar o alvo, como atrair um guarda para uma área desprotegida ao fazer acionar o alarme de um carro ou atirando numa caixa de fusíveis e causando um curto-circuito. Mas é preciso ser rápido pois se demorar a eliminar os guardas estes podem dar o alarme e fazer com que o alvo se ponha em fuga, restando apenas poucos segundos para descobrir, apontar e disparar sobre ele.

Hitman Sniper é um desafiante jogo com excelentes gráficos e efeitos sonoros, que prima por uma jogabilidade inteligente. Está disponível por €0,99 para dispositivos Android e iOS.

Link Android | iOS

 

Siga para a próxima página para mais um desafio

Space Invaders

O clássico dos clássicos e um dos primeiros jogos de tiros

Space Invaders é um dos maiores clássicos de sempre e um dos primeiros jogos de tiro. Lançado originalmente no Japão pela Taito em 1978, o jogo foi desenhado por Tomohiro Nishikado que se inspirou em obras como Guerra dos Mundos e Star Wars. O objetivo é destruir as inúmeras naves alienígenas que surgem no topo do ecrã utilizando para o efeito um canhão que se localiza na base do ecrã na tentativa de obter a maior pontuação possível.


A versão para smartphones recria na perfeição a versão original, contando com algumas melhorias gráficas, e, claro, comandos otimizados para ecrãs tácteis, existindo três opções: botões, um joystick virtual ou utilizando o acelerómetro do dispositivo. Pontaria e rapidez são essenciais para ser bem-sucedido. Na parte superior do ecrã surgem as naves inimigas organizadas em linhas, com o jogador a comandar o canhão laser e a disparar para as destruir e assim evitar que as mesmas atinjam a parte inferior do ecrã. O canhão tem munição infinita, por isso é disparar sem parar.


Mas não basta destruir os inimigos, é também preciso evitar ser atingido pelos disparos deles. Para ajudar a evitar que isto aconteça, acima do canhão existem quatro bunkers que servem como defesa dos disparos alienígenas mas que, com o passar do tempo, vão sendo destruídos pelos inúmeros tiros. Com o progresso no jogo, as naves começam a mover-se mais rapidamente em direção ao jogador e, quando são eliminadas todas as naves, uma nova formação é montada uma linha abaixo da formação anterior. Ocasionalmente uma nave separa-se das restantes e voa mais rapidamente, sendo preciso eliminá-la para evitar danos maiores, algo que permite também obter pontos extras.

Um dos primeiros jogos do género e, provavelmente, o mais bem-sucedido de todos, ideal para uns momentos de nostalgia ou de pura diversão arcade. O único senão é o preço, cerca de €5, que podemos considerar excessivo para o tipo de jogo em causa. Está disponível para equipamentos Android e iOS.

Link Android | iOS

 

Siga para a próxima página para mais um desafio

Catapult King

Salve a princesa que foi raptada por um malvado dragão

A princesa foi raptada por um dragão e todos os cavaleiros do reino estão sob o seu domínio. O jogador tem como missão assumir o papel do herói e tentar resgatar a princesa, usando uma catapulta como arma de eleição. Mas a tarefa não será fácil, sendo preciso eliminar todos os cavaleiros ao longo de mais de 100 fases, cada qual com o seu próprio nível de dificuldade.


Catapult King é essencialmente um jogo baseado em física onde é preciso disparar os mais diversos tipos de bolas com o objetivo de eliminar todos os cavaleiros que se encontram escondidos em castelos. A jogabilidade é muito simples, sendo apenas necessário direcionar o disparo da catapulta nivelando a força e a distância, tudo isto apenas com um dedo. Este é um típico jogo de tentativa-erro para se conseguir encontrar a fórmula exata para passar cada nível.


O número de bolas a utilizar em cada nível é limitado, existindo, no entanto, diferentes tipos que se podem utilizar. Mais do que fazer pontaria para os cavaleiros, o ideal é derrubar os castelos que os abrigam, escolhendo qual o tipo de bola a utilizar em cada momento, algo que introduz um toque de estratégia ao jogo. Como em grande parte dos jogos, existem power-ups que podem ser desbloqueados e que facilitam a tarefa do jogador, como um que mostra qual será a trajetória do disparo, um outro que faz a terra mexer ou que traz um ataque aéreo de pedras lunares.

Catapult King é extremamente viciante, com bons gráficos e inúmeros desafios para ultrapassar. É diversão garantida e por muito tempo. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e custa €0,99 para equipamentos iOS e Windows Mobile.

Link Android | iOS | Windows Mobile

 

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais