Página gerada às 16:48h, quinta-feira 19 de Outubro

O maior acelerador de partículas do mundo visto por um drone

09 de Março de 2015, 14:25

O Grande Colisionador de Hadrões (LHC na sigla em inglês) que está situado na Suíça, e que é o maior do mundo, vai este ano voltar ao ativo. Depois de ter contribuído para a descoberta da chamada "partícula de Deus", o equipamento voltará a funcionar para ajudar a revelar os mistérios da física.

Em jeito de teaser, os elementos do grupo ALICE, uma das equipas de trabalho que exploram o LHC, decidiram fazer uma visita ao equipamento com a ajuda de um drone. O resultado é o que pode ver neste vídeo:



O LHC é composto por quatro detetores de partículas principais, sendo que o vídeo recai sobretudo sobre o ALICE.

Os trabalhos do equipamento de investigação devem recomeçar ainda durante o mês de março, sendo que os investigadores continuam focados em procurar partículas que estejam associadas aos primeiros tempos do universo, como revela a CNet.

O detetor ALICE terá à sua responsabilidade a tentativa de encontrar provas de existência do plasma de gluões e quarks, uma matéria que terá existido logo a seguir ao Big Ben e que conteria uma mistura de partículas que viajavam na sua maioria à velocidade da luz.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais