Página gerada às 10:55h, domingo 23 de Abril

 

Inforpress

 

Últimas notícias

  • Maio: Inspecção-Geral do Trabalho notifica empresas por incumprimento às normas - 08 de Junho de 2012, 00:05

    A informação foi revelada à Inforpress pelo inspector Eduardo Sousa indicando que as razões das notificações estão mais ligadas com a insegurança e higiene no trabalho, assim como a falta de inscrição dos trabalhadores no sistema de seguro obrigatório em prevenção aos acidentes de trabalho e concessão de férias por parte das entidades empregadoras. “Para além disso constamos também algum índice de incumprimento relativamente a não concessão de férias aos trabalhadores principalmente nas empresas de construção civil, pelo que já foram equacionadas medidas de modo a por termo a estas situações”, frisou. Eduardo Sousa adiantou ainda, que esses incumprimentos estendem-se também às instituições públicas, nomeadamente a Câmara Municipal, onde foram detectadas anomalias no tocante à falta de segurança e higiene no trabalho, assim como a não inscrição dos trabalhadores no sistema de previdência social (INPS). Apesar de a visita de inspecção se realizar semestralmente, Eduardo Sousa é de opinião que a situação laboral na ilha tem estado a melhorar significativamente. Contudo, reconhece que ainda subsistem alguns problemas no que tange à consciencialização do patronato, referente ao cumprimento de alguns procedimentos legais a nível laboral. O contrato precário de trabalho é apontado por aquele técnico como um dos entraves nas denúncias, porque o trabalhador fica com um certo receio de reclamar os seus direitos, porque pode correr o risco de ser despedido. Mesmo assim, o inspector considera que a visita de rotina que termina sexta-feira tem sido positiva, porque constataram algumas melhorias nas recomendações feitas aquando da última visita realizada a ilha no mês de Outubro. WN

  • CNDHC lança "Cartilha do Munícipe Atento" nas vésperas das eleições autárquicas - 08 de Junho de 2012, 00:03

    Cidade da Praia, 08 Jun (Inforpress) - A Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC) lança hoje na Cidade da Praia, a III série do Caderno da Cidadania intitulado “Cartilha do Munícipe Atento”, que versa sobre o poder municipal.

  • Agricultura: Preços dos alimentos caíram acentuadamente - FAO - 08 de Junho de 2012, 00:03

    Roma, 08 Jun (Inforpress) – Os preços globais dos alimentos caíram acentuadamente em maio "devido à oferta geralmente favorável, às crescentes incertezas relativas à economia global e ao fortalecimento do dólar americano", refere a agência da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO).

  • Síria: Ban Ki-moon alerta para “perigo iminente e real” de guerra civil - 07 de Junho de 2012, 18:58

    Nações Unidas, 07 jun (Inforpress) – O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou hoje para o “perigo iminente e real” de guerra civil na Síria e considerou que o regime do Presidente Bashar al-Assad “perdeu toda a legitimidade”.

  • Futebol/Qualificação Mundial’2012: Tunísia já treina no solo cabo-verdiano - 07 de Junho de 2012, 18:57

    Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) - O seleccionador de futebol da Tunísia, Sami Trabelsi, trouxe 24 futebolistas a Cabo Verde para o embate com o combinado cabo-verdiano e já se iniciou os trabalhos de preparação no Campo de Sucupira em Achada de Santo António.

  • Cabo Verde faz promoção no IX Encontro de Culturas e Mercado Cultural de Serpa (Portugal) - 07 de Junho de 2012, 14:22

    Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) - Cabo Verde mantém aberto a partir de hoje, até o próximo domingo, um stand de promoção no âmbito do IX Encontro de Culturas e Mercado Cultural que decorre até 17 de Junho no município de Serpa (Portugal).

  • São Nicolau: Delegação do IMP funciona apenas com uma pessoa e sem materiais - delegado - 07 de Junho de 2012, 12:32

    Cidade da Ribeira Brava, 07 Jun (Inforpress) - A Delegação do Instituto Marítimo Portuário (IMP) de São Nicolau funciona apenas com o delegado e não tem materiais para agir em caso de acidente com alguma embarcação, disse hoje o delegado Américo Delgado.

  • São Nicolau: Farmácia do Tarrafal alega prejuízos devido a atraso no pagamento das facturas do INPS - 07 de Junho de 2012, 11:39

    Cidade da Ribeira Brava, 07 Jun (Inforpress) - A proprietária da única farmácia do concelho do Tarrafal em São Nicolau, Celina Silva, queixa-se de prejuízos devido ao atraso no pagamento das facturas por parte do INPS, situação que já levou à recusa de receitas dos segurados. Em declarações à Inforpress, Celina Silva indicou que tem sido uma “prática constante” os atrasos no pagamento das facturas por parte Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

  • Centro de Desenvolvimento Social da Ribeira Grande promove formação em empreendedorismo - 07 de Junho de 2012, 11:31

    Cidade da Ribeira Grande, 07 Jun (Inforpress) – O

  • Fogo: Propostas para ampliação e adaptação do hospital “São Francisco de Assis" chumbadas pela Deleg - 07 de Junho de 2012, 11:27

    Cidade de São Filipe, 07 Jun (Inforpress) – As propostas apresentadas pela Vamed, empresa austríaca que vai proceder à remodelação e adaptação do centro São Francisco num hospital regional de referência, foram chumbadas pela Delegacia de Saúde de São Filipe.


 
 
 

SAPO Jornais