Página gerada às 20:17h, sexta-feira 17 de Novembro

“Roadmap dos Resíduos em Cabo Verde” vai ser apresentado sexta-feira na COP23

14 de Novembro de 2017, 17:22

Cabo Verde vai apresentar sexta-feira, na Conferência das Partes (COP23), em Bona, Alemanha, o projeto “Roadmap dos Resíduos em Cabo Verde”.



Segundo o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), o arquipélago, através da Agência Nacional de Águas e Saneamento e a Euronatura, em conjunto com a Ecovisão, na qualidade de líder do consórcio executante Ecovisão/AdP/TESE, irá apresentar o projeto em curso e denominado “Roadmap in Cape Verde – Waste management in a multi-island African State”.

A apresentação vai ser feita por uma equipa do MAA, que se encontra em Bona para representar o país nessa conferência, que se realiza no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC).

Financiado pelo Fundo Português do Carbono, o projeto concretiza-se na elaboração do Plano Estratégico Nacional de Prevenção e Gestão de Resíduos em Cabo Verde e, consequentemente, na elaboração de planos operacionais, que visam apoiar os municípios na implementação de um sistema de gestão de resíduos, adaptado à especificidade local.

O projeto, que visa construir uma estratégia nacional para a Gestão dos Resíduos em Cabo Verde, tem ainda, como propósito propor e planear a implantação das melhores tecnologias disponíveis para cada uma das ilhas/municípios, visando a melhoria das condições de vida das populações abrangidas, a proteção do meio ambiente e a mitigação das alterações climáticas.

Neste encontro foram submetidas cerca de 800 propostas para “side events” e, segundo a mesma fonte, apenas aprovados 136, entre os quais o side event de Cabo Verde – “Roadmap in Cape Verde – Waste management in a multi-island African State”.

A Conferência das Partes da Convenção é o órgão de decisão supremo da UNFCCC e acontece no âmbito do Acordo de Paris adotado em dezembro de 2015, em que todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento assumiram compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e em prol de um desenvolvimento de baixo carbono resiliente.

A COP 23 que decorre desde 06 a 17, irá dar continuidade às negociações em curso com vista à adoção na próxima Conferência sobre Alterações Climáticas, em Katowice, na Polónia no final de 2018, as regras de implementação do Acordo de Paris.

SAPO c/ Inforpress

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais