Página gerada às 11:01h, domingo 23 de Abril

MNE mobiliza apoios na Europa Central e de Leste para expansão da Parceria Especial com a União Europeia

21 de Abril de 2017, 11:06

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, está de visita a quatro países da Europa Central e do Leste para mobilizar apoios para o processo de reforço e expansão da Parceria Especial com a União Europeia.


Luís Filipe Tavares, que se faz acompanhar do Representante Permanente de Cabo Verde junto da União Europeia, José Filomeno de Carvalho, pretende, junto das autoridades desses países, “relançar a cooperação bilateral, atualmente inexistente, devido às profundas transformações registadas nesses Estados, membros da União Europeia”.


No momento em que a Parceria Especial Cabo Verde/União Europeia completa 10 anos de existência, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa quer garantir o apoio da República Checa, da Eslováquia, da Eslovénia e da Áustria, todos membros plenos da União Europeia, no processo de reforço e expansão da Parceria Especial, mas também da cooperação bilateral, “com foco na cooperação para o desenvolvimento e nas relações económicas e comerciais”.


Uma nota de imprensa divulgada pelo gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, a que a Inforpress teve acesso, informa que o ministro Luís Filipe Tavares foi “calorosamente” recebido pelo seu homólogo Checo, Lubomir Zaorálec, e que os dois dirigentes acordaram “laborar juntos no sentido do aprofundamento da Parceria Especial”.


“Os resultados alcançados preconizam um incremento significativo do diálogo político entre os dois países, e um mais do que eventual apoio da República Checa às pretensões de Cabo Verde no seio da União Europeia”, lê-se na nota de imprensa.


O chefe da diplomacia cabo-verdiana convidou Lubomir Zaorálec a visitar Cabo Verde, no próximo mês de setembro, altura em que será assinado um memorando de entendimento que delineará os contornos de uma cooperação reforçada, e em novos moldes, especialmente nos setores do turismo e indústrias conexas, e das energias renováveis.


O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa aproveitou a sua estada na capital Checa para se encontrar com outros membros do Governo daquele país, antes de partir para Bratislava, capital da Eslováquia, a “segunda paragem” do périplo que leva o chefe da Diplomacia cabo-verdiana a quatro países da Europa Central e do Leste.


SAPO c/Inforpress


Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais