Página gerada às 17:16h, quinta-feira 19 de Outubro

Congresso JPAI: Presidente cessante afirma que JPAI está mais "organizada, unida e coesa"

16 de Fevereiro de 2017, 09:39

A presidente cessante da juventude do PAICV, Vanusa Cardoso, afirmou ontem que a JPAI está mais "organizada, unida e coesa", e que a crise interna pela qual passou durante um período não abalou a camada juvenil do partido.

A declaração foi feita por Vanusa Cardoso, momentos antes de presidir à abertura do VIII Congresso da JPAI, que arrancou ontem e termina está a quinta-feira, 16, na cidade da Praia.

A responsável assegurou que, apesar do partido ter passado por um momento de crise interna, a JPAI está "muito mais unida e engajada para ajudar o PAICV a ser um partido cada vez mais forte e projectar um futuro melhor e mais justo para Cabo Verde".

“Independentemente das nossas divergências dentro do partido, temos um objetivo comum, que visa estarmos sintonizados, no sentido de proteger a organização de avaliações externas negativas em relação ao nosso comportamento e atitudes quanto aos princípios e valores do PAICV”, explicou.

Vanusa Cardoso, que está no final do mandato, disse que conseguiram trabalhar na reestruturação das concelhias da JPAI que estavam com mandatos caducados, alargar a base de intervenção na diáspora, eleger núcleos na Guiné Bissau, no Senegal e em Rhode Island em Providence e criar mais duas comissões instaladoras nos EUA.

O alargamento da rede nacional de incubadoras para empresas jovens, orientação vocacional e profissional nos liceus e escolas técnicas do país, introdução de línguas estrangeiras a partir do 5º ano do ensino primário foram algumas das propostas apresentadas pela JPAI e implementadas pelo Governo que na altura era suportado pelo PAICV.

“Apesar de não atingirmos o nosso principal objetivo, que era ajudar o partido a ganhar as eleições de 2016, conseguimos trabalhar arduamente junto das organizações da sociedade civil, com um programa de voluntariado juvenil em localidades isoladas de vários concelhos, promover sessões de formação eleitorais para jovens, activistas, dirigentes”, acrescentou, realçando que a JPAI é uma escola inicial do partido.

Vanusa Cardoso lembrou que até ao momento só existe ainda uma única candidatura, que, no seu entender , simboliza e demonstra um grande esforço de vontade , sendo que o maior desafio da JPAI é ajudar o PAICV a ser um partido cada vez mais forte e projectar um futuro melhor e mais justo para Cabo Verde.

Para a presidente cessante, houve um forte engajamento por parte dos pré-candidatos , no sentido de "juntos poderem construir uma única lista forte que converge ideias e visões diferentes para que possam ter uma JPAI cada vez mais forte de modo a enfrentar os desafios".

O VIII Congresso da Juventude do PAICV (JPAI) vai reunir 125 delegados de todas a regiões políticas que, além de eleger os novos órgãos directivos, vão discutir e aprovar as estratégias globais da organização juvenil.

Até este momento, Fidel de Pina é único candidato a se posicionar publicamente para liderar a JPAI, mas a comissão eleitoral lembra que os estatutos prevêem a formalização da candidatura até às 18:00 antes do dia das eleições.

As eleições acontecem nesta quinta-feira, 16, no último dia do congresso.

A cerimónia de abertura do VIII congresso da JPAI foi presidida pela atual presidente da JPAI, Vanusa Cardoso, e pela presidente do PAICV , Janira Hopffer Almada.

SAPO c/ Inforpress


Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais