Página gerada às 14:34h, domingo 20 de Agosto

Fernando Elísio Freire participa na 27ª Cimeira África-França em Bamako

11 de Janeiro de 2017, 15:39

O ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros, e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, representa Cabo Verde na 27ª Cimeira África-França, que decorre de 13 a 14 deste mês, em Bamako, Mali.

Segundo uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, durante o encontro de dois dias serão analisadas e discutidas as formas que visam melhorar e acompanhar a emergência africana em termos da educação, formação, investimentos e apoios para o desenvolvimento, e uma reflexão global sobre os novos desafios ligados à paz e à segurança, preocupações saídas na cimeira de 2013.

“O intercambio de chefes de Estado e do Governo, que irá decorrer à porta fechada, irá centra-se nas questões políticas, económicas e de desenvolvimento, os desafios e ameaças à paz, a economia, e a emergência para um crescimento criativo de empregos”, lê-se no comunicado.

A mesma fonte avança que o encontro irá debruçar-se ainda em como o continente africano se encontra em constante movimento e focalizado no compromisso, na dinâmica positiva, abertura e diálogo entre a África e França e será feita também a apresentação do ângulo de soluções para esta questões.

Espera-se que a cimeira possa contribuir para o reforço da cooperação entre os países africanos e a França, sobretudo, nas questões ligadas à paz, segurança, desenvolvimento, cooperação económica, bem como uma melhor compreensão das posições africanas sobre grandes questões internacionais.

Fernando Elísio Freire, que irá substituir o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, far-se-á acompanhar do Conselheiro de Segurança, Carlos Reis.

SAPO c/ Inforpress

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais