Página gerada às 12:53h, quarta-feira 26 de Abril

Atividades da VI Semana da República homenageiam antigo presidente Mascarenhas Monteiro

11 de Janeiro de 2017, 15:38

A Presidência da República vai assinalar a VI Semana da República destacando temas que têm que ver com a descentralização, participação e o antigo presidente António Mascarenhas Monteiro, informou hoje à imprensa o chefe da Casa Civil, Manuel Faustino.

Segundo Manuel Faustino em conferência de imprensa, a semana que iniciou hoje na ilha do Fogo com a realização de uma atividade denominada Conversa Aberta, a decorrer no Liceu Pedro Pires, sobre o tema “Democracia e Cidadania”, será marcada, ainda, com a realização de duas conferências sendo uma na Cidade da Praia e outra no Mindelo.

O chefe da Casa Civil destacou igualmente que as atividades alusivas à data decorrem, de 11 a 20 de Janeiro, com eventos “importante” que lembram datas emblemáticas e históricas para o país.

Assim, anunciou a realização de uma sessão solene da Assembleia Nacional na Biblioteca Nacional e palestra subordinada ao tema “Liberdade e Democracia” na Câmara Municipal da Praia, marcada para 13 de Janeiro, para assinalar o Dia da Liberdade e Democracia, assim como visitas guiadas ao Palácio da República e a outras instituições de soberania por parte de estudantes.

A semana, que vem sendo assinalada há já seis anos, vai, segundo Manuel Faustino, homenagear o antigo presidente da República António Mascarenhas Monteiro por ser considerado um dos “grandes obreiros” da constituição do Estado de Direito Democrático e ter participado na luta de libertação nacional.

Neste âmbito, será realizado na Cidade da Praia, no dia 16, uma conferência sobre o tema “O legado de António Mascarenhas Monteiro na Construção do Estado de Direito Democrático Cabo-verdiano”.

Além deste tributo, o chefe da Casa da República, anunciou ainda, a inauguração, no mês de Janeiro, de um espaço na Presidência da Republica para acolher “importantes” objetos que foram do antigo presidente e que foi doado por este, em vida, à Presidência.

“A Presidência conseguiu com esta semana uma certa descentralização das atividades alusivas à efeméride na ilha do Fogo, Sal, Santa Catarina de Santigo e São Vicente”, acrescentou.

Do programa destacou, ainda, a participação da delegação do Ministério da Educação da Praia nas atividades lúdico-educativas com crianças de jardins infantis dos concelhos da Praia e Ribeira Grande de Santiago marcadas para o dia 17, nos jardins do Palácio da Presidência, e visita de alunos do ensino básico da Praia, no dia 18. Para o dia 19 consta do programa de atividades uma Aula Magna com o Presidente da República e os alunos do 2º e 3º ciclos do ensino secundário (ES), no Liceu Domingos Ramos e entrega de prémios aos vencedores do concurso alusivo à Semana da Republica realizado nas escolas do ES.

A semana encerra-se no dia 20 com a realização, em São Vicente, da conferência subordinada ao tema “Cabo Verde e os desafios culturais, económicos e políticas de uma efetiva integração regional no contexto africano”.

Entretanto, as atividades no âmbito desta Semana da República continuam, segundo o chefe da Casa Civil, até 31 de Janeiro com visitas de alunos do EBI e Jardins Infantis à Presidência da Republica, Assembleia Nacional, Palácio do Governo, Polícia Nacional e Forças Armadas.

SAPO c/ Inforpress

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais