Página gerada às 05:55h, terça-feira 23 de Maio

Vulcão do Fogo: Chuva de areia atinge a cidade de São Filipe

23 de Novembro de 2014, 15:57

A cidade de São Filipe está a ser atingida por uma chuva de areia fina acompanhada com cheiro de pó queimado, confirmou à Inforpress o arquitecto Cláudio Barbosa, morador nessa cidade.

“Neste momento, estamos a sentir isso na rua e nos carros, através dos vidros e está muito visível esta chuva de areia fina sobre a cidade de São Filipe”, assegurou este sanfilipense.

Cláudio Barbosa garantiu, contudo, que o céu da cidade está completamente limpo e que a areia é sentida na pele, sendo igualmente visível nos pavimentos e nos carros. Também há um cheiro a pó queimado, acrescentou, lembrando que não se trata de cheiro de enxofre.

Segundo Cláudio Barbosa, em São Filipe, a situação está calma. Algumas pessoas estão apreensivas, sobretudo as que têm familiares e amigos em Chã das Caldeiras, informou.

Com base em informações que recolheu junto de pessoas que regressaram há momentos da localidade, acredita que a situação está sob controlo e que os apoios estão chegando de toda a ilha a Santa Catarina e a Chã das Caldeiras.

Cláudio Barbosa adiantou, por outro lado, que as empresas da ilha foram mobilizadas para ajudar a população residente nas imediações do vulcão do Fogo e que muitos meios estão no terreno para atender às necessidades de evacuação, conforme indicações das autoridades e serviços afins.

O vulcão do Fogo entrou pela primeira vez em erupção neste século às 10:00 de hoje, após ter dado sinais de que isso seria possível desde Outubro.

Nas últimas duas horas, a actividade sísmica aumentou de intensidade, provocando grandes explosões, estando a estrada principal para Chã das Caldeiras em vias de ser destruída pelas lavas.


Saiba mais aqui:

Nova erupção pode ser do tipo de 1951 - Instituto de Meteorologia e Geofísica

Governo declara situação de contingência

Vulcão do Fogo entra em erupção

"Já era previsível a erupção do vulcão do Fogo nos próximos tempos"

Vulcão do Fogo: Governo está tomar todas medidas


@Inforpress

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais