Página gerada às 17:00h, quinta-feira 19 de Outubro

Vulcão do Fogo entra em erupção

23 de Novembro de 2014, 17:04

O Instituto de Meteorologia e Geofísica confirma que há registo de actividade vulcânica no Fogo desde ontem à noite, 22 de Novembro.

A informação é confirmada à comunicação social pelo  geofísico Bruno Faria do Instituto de Meteorologia e Geofísica no Mindelo.

“Já não há só risco. A erupção já começou há cerca de 10 minutos agora vamos aguardar o desenvolvimento da situação”, disse Bruno Faria à Inforpress passava das 10 horas da manhã.

Esta erupção é a primeira do século XXI e  acontece 19 anos depois da última erupção que teve lugar a 2 de Abril de 1995.


A mesma fonte adiantou à RCV que segundo as informações que lhe foram fornecidas é necessário evacuar a população de Chã das Caldeiras já que “há risco de uma erupção à norte de Chã das Caldeiras” .

Entretanto, Arlindo Lima, presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, disse momento antes que à Inforpress ,que o Serviço Nacional de Meteorologia e Geofísica tem acompanhado o evoluir das actividades sísmicas desde há alguns dias, mas a situação piorou a partir deste sábado.

Segundo o mesmo, dada esta situação e em concertação com o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo e Comando Regional da Polícia Nacional para proceder à retirada ordenada da população para que ninguém seja apanhado de surpresa por uma eventual erupção vulcânica.

Segundo avança a RCV, a Protecção Civil já está a caminho de Chã das Caldeiras para ajudar a população.

Informações recolhidas pela Inforpress dão conta que a população de Chã das Caldeiras passou a noite fora das suas residências devido aos fortes abalos sísmicos, desde por volta das 20h00 e esta manhã, por volta de 10h00 registou mais um forte abalo.

Em declarações à RCV, vários populares queixaram-se da demora da chegada das autoridades ao local já que desde ontem foi registada a actividade sísmica.

Segundo a repórter da RCV, há pessoas a tentar sair de Chã das Caldeiras com os seus pertences e até gado. Contudo a Cruz Vermelha alerta para o facto de que neste momento o mais importante é evacuar as pessoas do local.

foto@cedida pela TACV

Mais informações:

Estrada para Chã das Caldeiras está cortada pelas lavas

Chuva de areia atinge a cidade de São Filipe

Governo declara situação de contingência

Acompanhe os desenvolvimentos da situação na RCV

Nova erupção pode ser do tipo de 1951 - Instituto de Meteorologia e Geofísica

"Já era previsível a erupção do vulcão do Fogo nos próximos tempos"

Vulcão do Fogo: Governo está tomar todas medidas




 @SAPO c/ Inforpress e RCV

Comentários

Critério de publicação de comentários

 

SAPO Jornais