Estádio Soccer City

10 de Junho de 2010, 01:13

Este é o estádio do jogo de abertura e da grande final do Mundial 2010.Um dos mais artísticos e impressionantes estádios de futebol do continente africano, o recém-reconstruído Soccer City vai receber o jogo de abertura e a grande final do Campeonato do Mundo 2010.

O Estádio da “Cidade do Futebol”, construído em 1987 com o nome de “Estádio FNB”, foi parcialmente demolido em 2007 e remodelado em 2009, para este Campeonato do Mundo. 

A remodelação de ampliação do anel superior elevou a capacidade do estádio de 80 mil pessoas para 88460 pessoas, tornando o Soccer City Stadium no maior recinto desportivo do continente africano.


O desenho foi inspirado no calabash, o tradicional vaso artesanal africano, e toda a imponência estética terá ainda mais impacto com a iluminação nocturna. Localizado a sudoeste de Joanesburgo, o Soccer City fica muito perto de Soweto, distrito onde estão alguns dos adeptos mais fanáticos do país e no qual vivem cerca de 40 por cento da população de Joanesburgo. Esta proximidade vai, certamente, fazer do estádio o centro das actividades durante a competição.


O estádio vai acolher a partida inaugural, quatro partidas da fase de grupos, uma partida dos oitavos de final, uma dos quartos de final e a grande final.

Apesar do cheiro a novo, o Soccer City já testemunhou importantes episódios da história da África do Sul. Na década de 80, os dirigentes uniram-se para erguer o primeiro estádio do país com critérios aceites internacionalmente, e a verba foi obtida pela própria comunidade desportiva. Foi lá que Nelson Mandela fez o seu primeiro discurso após sair da prisão, em 1990, e onde, três anos depois, milhares de pessoas se emocionaram com o funeral do activista político assassinado Chris Hani.

Mas o estádio também já foi palco de episódios desportivos de festa para os sul-africanos, como a final da Taça das Nações Africanas, em 1996, onde a selecção nacional derrotou a Tunísia por 2 a 0 tendo conseguido conquistar o título.

  • Cidade:Joanesburgo
  • Conclusão:2010
  • Capacidade total:88460

Comentários

Critério de publicação de comentários