Página gerada às 02:52h, quarta-feira 20 de Setembro

 

Primeiro-ministro em Lisboa e Bissau para festejar os 40 anos de independência

06 de Julho de 2015

José Maria Neves inicia terça-feira uma visita de uma semana a Lisboa, onde vai participar nas comemorações dos 40 anos da independência do país organizadas pela comunidade em Portugal, seguindo depois para a Guiné-Bissau.



O anúncio foi feito hoje pelo próprio Primeiro Ministro após encontrar-se com o Núncio Apostólico Dom Luís Mariano, que termina a sua missão como Embaixador da Santa Sé em Cabo Verde.

"As actividades de comemoração da independência vem decorrendo mesmo antes do dia 5 de Julho e esta semana serão actividades mais fortes e mais incisivas. Estaremos a trabalhar para que, também na diáspora, as comemorações tenham muita dignidade, com espectáculos, musicais, desportivos, debates, conferências", referiu o chefe do Governo.

José Maria Neves vai aproveitar a sua estadia em Lisboa para manter contactos com a comunidade cabo-verdiana na capital portuguesa e, no regresso, desloca-se a Bissau, onde também vai festejar com a comunidade local os 40 anos de independência.

"Não só para agradecer ao povo da Guiné-Bissau por tudo que tem dado a Cabo Verde, a luta comum que fizemos para a independência, os sacrifícios que fizemos pela libertação da Guiné e de Cabo Verde e também comemorar condignamente o 05 de Julho na Guiné-Bissau", informou.

Antes do fim das comemorações dos 40 anos da independência de Cabo Verde, marcadas para Outubro, José Maria Neves anunciou que em Setembro visitará os Estados Unidos também para comemorar com a comunidade cabo-verdiana residente naquele país.

Sobre as actividades oficiais que decorreram no fim-de-semana na Cidade da Praia, o primeiro-ministro fez uma avaliação "muito positiva" e disse que o 05 de Julho foi comemorado com "muita dignidade".

SAPO com Lusa



Comentários

Critério de publicação de comentários