Página gerada às 13:14h, segunda-feira 29 de Junho

 

Comemorações dos 40 anos da independência começam a 25 de Maio

22 de Maio de 2015

As comemorações do 40.º aniversário da independência de Cabo Verde começam simbolicamente a 25 deste mês, Dia de África, e vão prolongar-se até 18 de Outubro, Dia da Cultura, indicou fonte governamental.


Segundo o ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, citado hoje pela imprensa local, a programação oficial para celebrar o 05 de Julho de 1975 está ainda em aberto, uma vez que as iniciativas das comemorações, a nível nacional, podem ser propostas até 25 deste mês.

No entanto, ressalvou, o acto central das celebrações dos 40 anos de independência decorrerão a 04 e 05 de Julho, primeiro com iniciativas populares e, depois, no segundo dia, com as oficiais, que contarão com uma sessão solene no parlamento.

"As comemorações terão início numa data marcante, a 25 de Maio, Dia de África, e estendem-se até 18 de Outubro, dia em que anunciaremos a nova capital da cultura. Todos os que queiram homenagear Cabo Verde podem enviar propostas para que as possamos incluir na programação", disse Mário Lúcio.

"Cabe aos (22) municípios, associações, escolas e sociedade civil propor fornecer mais conteúdos para compor todo o programa", salientou Mário Lúcio, líder da Comissão Executiva das Comemorações, cujo presidente da Comissão de Honra é o chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

Segundo Mário Lúcio, o orçamento para as comemorações é de 10 milhões de escudos (90,6 mil euros), "verba que é o que é", justificou, apelando à "criatividade" das várias instituições para estabelecerem parcerias.

Cabo Verde tornou-se independente de Portugal a 05 de Julho de 1975.

Lusa



Comentários

Critério de publicação de comentários