Numa mensagem curta, Natércia Salgueiro Maia lembra o homem que ficou para sempre ligado à história do 25 de abril, no blog "Amigos do Convento", que pretende "ajudar a preservar e enaltecer o nosso património cultural, a nossa mais profunda memória coletiva, aquilo que muito nos define enquanto povo, constitui o âmago do que nos anima e impele a agir".

A viúva começa por chamá-lo pelo seu nome próprio "Fernando", nome que nos habituámos a esquecer e a substituir pelos apelidos Salgueiro Maia.

Depois assegura que 50 anos depois o sonho do capitão de abril se "vai tornando realidade": "O Portugal de hoje é melhor, problemas diferentes vão surgindo mas todos nós com a liberdade que ajudaste a conquistar, havemos, como sempre fizeste, encontrar soluções".

E termina agradecendo: "Obrigada por tudo!"

Em comunicado, o blog diz que esta mensagem foi articulada com a Associação Salgueiro Maia, de Santarém. De acordo com Pedro Campos, responsável pelo blog, o objetivo foi “lembrar o Capitão de Abril de uma maneira diferente e humilde, mas repleta de significado”. “Como, de resto, a vida de Salgueiro Maia o foi”, secunda Luís Vaz de Carvalho, Secretário da Direção da
Associação Salgueiro Maia.